Breve Histórico da Cooperlimpa
A COOPERLIMPA – Cooperativa de Reciclagem Cidade Limpa do município de Diadema, formada por catadores e catadoras de materiais recicláveis, se originou de um grupo de cerca de 40 pessoas desempregadas dos bairros Serraria e Vila Santa Maria I, que estavam procurando alternativas de geração de trabalho e renda, em 1999.

Esses encontros aconteceram de maio a julho de 1999 no Centro Cultural do Bairro Serraria e após longa reflexão o grupo definiu que iriam trabalhar com a coleta seletiva e comercialização de materiais recicláveis.

Em 16 de novembro de 1999, seis meses após o início das reflexões, foi fundada a Cooperlimpa – Cooperativa de Reciclagem Cidade Limpa, com 40 pessoas participando de sua Assembleia de Fundação.

Para iniciar os trabalhos nas atividades da coleta seletiva, triagem e comercialização dos materiais recicláveis os cooperados e cooperadas da Cooperlimpa negociaram com a Prefeitura a utilização da usina de reciclagem instalada no interior do Departamento de Limpeza Urbana do Município.

A usina era utilizada por funcionários da frente de trabalho do município, e possuía uma esteira de 25 metros, elevada, com sistema de alimentação de materiais em nível elevado, o que dinamizava o processo.

Em 19 de junho de 2000 a prefeitura finalmente formalizou o convênio com a Cooperlimpa para fazer uso das instalações e equipamentos. Com apoio da prefeitura, a Cooperlimpa iniciou suas atividades de coleta, triagem, beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis.

O galpão de triagem da Cooperativa está localizada no interior da área do Departamento de Limpeza Urbana, em espaço próximo à área de trasbordo, onde os resíduos do município são depositados, para posteriormente ser carregado em caminhões com containers para ser transportado para o Aterro Lara, no município de Mauá.

Quando iniciou suas atividades em junho de 2000, participavam 30 sócios fundadores da Cooperlimpa. À medida em foram aparecendo os problemas e as dificuldades relacionadas principalmente às baixas retiradas (“salários”), problemas de gestão, falta de apoio técnico administrativo, entre outros, alguns cooperados foram desistindo do projeto.

Hoje, 16 anos após a fundação da Cooperlimpa, somos 21 sócio cooperados que atuam na coleta seletiva nos bairros, empresas e órgãos públicos, nos setores de triagem de materiais na esteira, no setor de prensagem e no escritório.

A coleta dos materiais atualmente é feita por dois (02) caminhões, e um (01) utilitário da cooperativa. Coletamos em torno de 70 ton./mês e comercializamos cerca de 65 ton/mês, com média de valor comercializado de R$34.363,00 com uma renda média R$ 1.000,00 reais por cooperados.

A COOPERLIMPA é uma prestadora de serviço e parceira na coleta seletiva do Programa Cidade Limpa da Prefeitura. Ao longo dos anos recebemos apoio da Fundação Banco do Brasil com financiamento de equipamentos, da UNISOL BRASIL através de assessoria técnica e jurídica, do BNDES com financiamento de equipamentos e recursos humanos, e estamos filiada à Rede Coopcent ABC, que vem atuando desde sua fundação em 2008, na venda coletiva dos recicláveis em conjunto com outras cooperativas da rede, e na organização e fortalecimento dos grupos.

TV COOPERLIMPA

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperlimpa © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4049-5330